Muito temos ouvido sobre recliclagem de resíduos. Atualmente já há cidadãos comprometidos com esta questão. O que cabe a nós educadores?
Antigamente este conhecimento não fazia parte do currículo de nenhuma escola e nas residências as famílias não tinham essa preocupação. Os pesquisadores/cientístas estão nos alertando do perígo que corremos por não cuidar do local onde vivemos. São várias as formas de contribuir com o ambien te onde vivemos. Uma delas é não cortar nenhuma árvore mais, outra plantar árvores frutíferas ou ornamentais, ainda ampliar a separação de nossos resíduos domésticos além de economizar água e energia elétrica o mais possível.
Sendo enducadores precisamos incluir em nossos currículos outra preocupação: o que fazer com o óleo usado em nossas cozinhas? O primeiro alerta é de utilizarmos o mínimo possível de óleo nas nossa refeições. Em seguida precisamos destinar nossos resíduos de frituras em locais e de forma apropriada.
Nossa proposta é uma grande mobilização quanto ao descarte do óleo de cozinha mobilizando os alunos da 8ª série da Esc. Est. de Ed. Bás. Nicolau de Araújo Vergueiro.
Vemos muito óleo derramado após o caminhão de coleta passar. As pessoas estão guardando o óleo usado mas descartando em locais inadequados. Quando colocamos junto ao lixo comum polui igualmente pois é prençado junto com todo o material do caminhão. Quando descartamos para reutilização em locais de coleta cumprimos com nossa cidanania e preservamos, em muito, o local onde vivemos.
Se todas as famílias da nossa comunidade escolar usarem uma garrafa pet para acondiconar o óleo usado e levá-lo para a escola já teremos uma grande diferença nos nossos rios. Se cada família convidar mais um vizinho para participar será melhor ainda. A ideia de uma corrente "óleo" nos faz pensar que podemos fazer a diferença.
O problema é que não podemos deixar para depois. Estamos atrasados. Não temos desculpas. Precisamos separar nossos resíduos sólidos em casa, acomodar o óleo usado e descartá-lo em local adequado. Em Passo Fundo já existe a coleta seletiva apesar de alguns cidadãos não fazerem a sua parte. Há comunidades que reciclam o óleo mas há muito por fazer.
Neste sentido estamos nos propondo a ajudar: de que forma? Divulgando a confecção de sabão com óleo de cozinha usado. Duvidamos que alguém tenha corragem de colocar o óleo no ralo da pia após usar o sabão feito com este resíduo tão puluente.
Venha fazer parte dessa ideia;
Um agrande abraço a todos,
Professoras Andrea, Denise, Ilenise, Thélli, Paula, Magda, Gladis, Aline, Daniela
Venha fazer parte dessa ideia;
Um agrande abraço a todos,
Professoras Andrea, Denise, Ilenise, Thélli, Paula, Magda, Gladis, Aline, Daniela
Nenhum comentário:
Postar um comentário